PLANO DE ENSINO
CURSO: Pedagogia
SÉRIE: 3º período
DISCIPLINA: Didática e Metodologia do Ensino
Médio: Normal - Educação Profissional
CARGA HORÁRIA
SEMANAL: 1,5 horas
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas
I – EMENTA
Estudo da trajetória do Ensino Médio
no Brasil e da legislação
que lhe dá sustentação. Ensino
Médio e formação técnica para o mundo do trabalho. Programas
governamentais de Nível Médio para a formação do trabalhador: Programa Nacional
de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC). Curso Normal de Nível Médio: configurações
formativas e tendências pedagógicas. Estágio Supervisionado na formação de
professores e suas diferentes concepções. Reflexão sobre a profissão docente:
compreensão do ato de ensinar.
II
– OBJETIVOS GERAIS: Competências Básicas
·
Compreender
a organização do Ensino Médio Normal e Profissional e seu amparo na legislação
brasileira.
·
Refletir
sobre a formação dos profissionais docentes e técnicos.
III – OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Habilidades
·
Interpretar
e analisar textos da legislação educacional brasileira, voltados do Ensino
Médio Normal e Profissional.
·
Compreender
e analisar os programas governamentais de formação técnica do trabalhador.
·
Compreender
e discutir as configurações formativas e as tendências pedagógicas dos Cursos
Normais.
·
Refletir sobre a profissão docente e compreender o ato de ensinar.
·
Pensar o futuro da Educação.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – A legislação brasileira e a Educação
Básica:
1
Educação
Infantil;
2
Ensino
Fundamental;
3
Ensino
Médio;
4
Educação
Profissional Técnica de Nível Médio;
5
Educação
de Jovens e Adultos.
Unidade II: Ensino Médio no Brasil: caminhos
percorridos:
1 Universalização do acesso e da
permanência: desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
2 Trabalho, conhecimento, consciência e
educação do trabalhador;
3 Programa Nacional de Integração da
Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens
e Adultos (PROEJA);
4 Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC);
5 A formação de docentes para a educação
profissional e tecnológica.
Unidade III:
Escolas Normais no Brasil
1 Escola Normal:
configurações formativas dos professores;
2 Curso Normal: tendências pedagógicas na
formação de professores em nível médio;
3 Ensino Normal: experiências além dos limites
das instituições de ensino;
4 Formação de professores das séries
iniciais do Ensino Fundamental: mundo oficial e mundo real;
6 Estágio Supervisionado na formação de
professores: diferentes concepções.
Unidade IV: Reflexão sobre a profissão docente e o
futuro da educação
1 Carta a um jovem professor: compreender
o ato de ensinar.
2 Exercício de pensar o futuro da
Educação.
V
- ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Aulas
expositivas dialógicas;
Leitura e discussão dos textos;
Estudo
dirigido realizado em sala de aula ou extraclasse (individual e/ou em grupo);
Seminários;
Projeção
e análise de vídeos.
VI – AVALIAÇÃO
Os alunos
serão avaliados de acordo com as normas regimentais e critérios específicos da
disciplina, compreendendo duas avaliações bimestrais denominadas NP1 e NP2.
Cada uma delas contém 10 questões objetivas valendo 0,6 cada, totalizando 6,0
pontos e duas questões discursivas com resposta de cunho
dissertativo-argumentativo, totalizando 4,0 pontos. A avaliação do aprendizado
deve ser realizada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse,
privilegiando a formação integral do aluno. Serão respeitados os critérios de
aprovação definidos pela Universidade e explicitados no manual acadêmico.
VII - BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BRZEZINSKI,
Iria. Embates na definição das políticas de formação de professores para a
atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Respeito à
cidadania ou disputa pelo poder? Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Porto
Alegre: dezembro/99
CASTRO,
Rosane Michelli; GARROSSINO, Silvia Regina Barboza. O ensino médio no Brasil:
trajetória e perspectivas de uma organização politécnica entre educação e
trabalho. Revista ORG & DEMO,
Marília, v.11, n.1, p. 91-102, jan/jun, 2010.
DALRI,
Vera Regina; MENEGHEL, Stela, Maria. Caminhos percorridos pelo Ensino Médio.
In: IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE-III Encontro Sul Brasileiro de
Psicopedagogia, Curitiba. Anais.
Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009.
FRIGOTTO,
Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador:
impasses teóricos e práticos. In: GOMES, Carlos Minayo. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São
Paulo: Cortez, 2012.
GATTI,
Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009.
Cap. 2: Marcos legais dos cursos de formação de professores.
GOMIDE,
Angela Galizzi Vieira. Curso normal: diferentes tendências pedagógicas na
formação de professores em nível médio. In: VIII Congresso Nacional de Educação
– EDUCERE Edição internacional e III Congresso Ibero–americano sobre violências
nas escolas – CIAVE. Curitiba. Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, 2008.
PIMENTA.
Selma Garrido. Estágio e Docência.
São Paulo: Cortez, 2009
COMPLEMENTAR
BARREIRO.
Prática de Ensino e Estágio
Supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006
(cap.1: Prática de ensino: elemento articulador da formação do prof).
GONÇALVES,
Carlos Luiz; PIMENTA, Selma Garrido. Revendo
o Ensino de 2º Grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez,
1992. (cap. 5 – Revendo a habilitação Magistério – 2º grau).
MACHADO.
Lucília Regina de Souza. Organização da educação profissional e tecnológica por
eixos tecnológicos. Linhas Críticas,
Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 89-108, jan./jun. 2010.
MACHADO.
Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores
para a educação profissional. Revista
Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1. Brasília: 2008
(p. 8 a 22).
MEIRIEU,
P. Carta a um jovem professor. Porto
Alegre: Artmed, 2006 (cap. 7: qualquer que seja nosso estatuto, quaisquer que
sejam nossas disciplinas, somos todos “profs de Escola”)
MOURA, Dante
Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In:
Revista Brasileira da Educação
Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1. Brasília: 2008.
NÓVOA,
A. Professores: imagens do futuro
presente. Lisboa: Educa, 2009 (cap. 4: Educação 2021 – para uma história do
futuro).
RAMOS,
Marise Nogueira. Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à
Educação Profissional. Revista Educação
e Realidade. v.35, n.1. Porto Alegre: jan/abr.2010.
SALDANHA,
Letícia de Luca Wollmann. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação
profissional. Anais do IX Seminário
de Pesquisa em Educação da Região Sul, ANPED-SUL. 2012
XAVIER,
Gelta Terezinha Ramos. Práticas de Ensino nas Escolas Normais: quando a
experiência de formação de professores confronta costumes e tradições. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional
de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012.
DOCUMENTOS
LEGAIS
BRASIL.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 21 dez. 1996. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Acesso em: 15jun.2015.
BRASIL.
Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf.
Acesso em 15jun.2015.
BRASIL.
Resolução nº 2, de 30 de Janeiro 2012: Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/resolucao_ceb_002_30012012.pdf.
Acesso em 15jun.2015.
BRASIL.
Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional Técnica de
Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC/Setec, nov. 2007d. Disponível
em : http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf.
Acesso em 15jun. 2015
BRASIL.
MEC. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras
providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/
proejadecreto5840.pdf. Acesso em: 15jan.2015.
BRASIL.
MEC. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011 - Institui o Programa Nacional de
Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm.
Acesso em 15.jun.2015
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2008a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/catalogo_tecnicos.pdf.
Acesso em: 15jun.2015.
BRASIL,
MEC. Decreto-Lei n.8.530 de 2 de janeiro de 1946. A Lei Orgânica do Ensino
Normal. Disponível em: http:
//www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html.
Acesso em 15.jun.2015.
BRASIL.
MEC. Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009: Institui a Política Nacional
de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Data de acesso
14/12/2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm.
Acesso em: 15.jun.2015.
BRASIL.
MEC. Parecer CNE/CEB no 01/99. Diretrizes curriculares para a formação de
professores na Modalidade Normal em Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb001_99.pdf.
Acesso em 15jun.2015.
BRASIL.
MEC. Resolução CEB Nº 2, DE 19 de abril de 1999. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf.
Acesso em 15jun.2015.
INDICAÇÃO DE FILMES:
“2081”. Duração: 27 min. Ano: 2009. Diretor:
Chandler Tuttle
“Admirável Mundo Novo”. Tempo de Duração: 87 minutos. Ano de
Lançamento: 1998
“A Guerra do fogo”. Tempo de Duração: 97 minutos. Ano de
Lançamento: 1981 Direção: Jean-Jacques Annaud
"Die
Welle: A onda”.
Duração: 107 minutos. Ano De lançamento: 2008. Direção: Dennis Gansel
“Pro dia nascer feliz”. Duração: 88 min. Ano: 2005. Diretor:
João Jardim
“Sociedade dos Poetas
Mortos”. Duração: 128
min. Ano: 1989. Diretor: Peter
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