terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cronograma - DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

CRONOGRAMA
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: NORMAL - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


1ª semana 06/02/2018
- Recepção aos alunos, apresentação do Plano de Ensino.

Seção II: Educação Infantil;
Seção III: Ensino Fundamental;
Seção IV: Ensino Médio;
Seção IV: A Educação Profissional Técnica de Nível Médio;
Seção V: Educação de Jovens e Adultos.


· BRASIL.MEC.Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

2ª semana 20/02/2018
- Ensino Médio no Brasil: igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso escolar.



3ª semana 27/02/2018
- Ensino Médio no Brasil e Educação Profissional Técnica
·      CASTRO, Rosane Michelli; GARROSSINO, Silvia Regina Barboza. O ensino médio no Brasil:trajetória e perspectivas de uma organização politécnica entre educação etrabalho. Revista ORG & DEMO, Marília, v.11, n.1, p. 91-102, jan/jun, 2010.

4ª semana 06/03/2018
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio
·      BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC/Setec, nov. 2007d.(p. 40-52)
· FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMES, Carlos Minayo. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2012.

5ª semana 13/03/2018
- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA
·      BRASIL. MEC. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências.
·      RAMOS,Marise Nogueira. Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada àEducação ProfissionalRevista Educação e Realidade. v.35, n.1. Porto Alegre: jan/abr.2010.

6ª semana 20/03/2018
- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
·      BRASIL. MEC. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011 - Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
·      SALDANHA, Letícia de Luca Wollmann. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação profissional. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, ANPED-SUL. 2012

7ª semana 27/03/2018
- Cursos técnicos de nível médio: Eixo tecnológico “Apoio Educacional”.
·      BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2008a.
·      MACHADO. Lucília Regina de Souza. Organização da educação profissional e tecnológica por eixos tecnológicos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 89-108, jan./jun. 2010.

- Formação docente para a educação profissional e tecnológica
·      MACHADO. Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Bras. da Educ. Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secr. Educ. Profissional e Tecnológica. v.1, n. 1. Brasília: 2008 (p. 8 a 22).
·      MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Revista Bras. da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secr. de Educ. Profissional e Tecnológica. v.1, n. 1. Brasília: 2008 (p. 23 a 38).

8ª semana 03/04/2018
- Aplicação da avaliação NP1

9ª semana 10/04/2018
- Revisão da NP1.
- Escolas Normais: formação de docentes para as “primeiras letras”.
·      BRASIL, Decreto-Lei n.8.530 de 2 de janeiro de 1946. A Lei Orgânica do Ensino Normal.
·      GONÇALVES, Carlos Luiz; PIMENTA, Selma Garrido. Revendo o Ensino de 2º Grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1992. (cap. 5 – Revendo a habilitação Magistério – 2º grau).

10ª semana 17/04/2018
- Escolas Normais: configurações formativas dos professores
·      BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009: Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.
·      GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. Cap. 2: Marcos legais dos cursos de formação de professores. (p.37-54)

11ª semana 24/04/2018
- Curso Normal: tendências pedagógicas na formação de professores em nível médio
·      Parecer CNE/CEB no 01/99. Diretrizes curriculares para a formação de professores na Modalidade Normal em Nível Médio.
·      GOMIDE, Angela Galizzi Vieira. Curso normal: diferentes tendências pedagógicas na formação de professores em nível médio. In: VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE Edição internacional e III Congresso Ibero–americano sobre violências nas escolas – CIAVE. Curitiba. Anais... Curitiba: PUC do Paraná, 2008.

12ª semana 08/05/2018
- Ensino Normal: experiências além dos limites das instituições de ensino.
·      BRASIL. RESOLUÇÃO CEB Nº 2, DE 19 de abril de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal.
·      XAVIER, Gelta Terezinha Ramos. Práticas de Ensino nas Escolas Normais: quando a experiência de formação de professores confronta costumes e tradições. Anais do XVI ENDIPE - UNICAMP - Campinas - 2012.

13ª semana 15/05/2018
Formação de profs dos anos iniciais do Ensino Fundamental: mundo oficial e mundo real
·      BRASIL. RESOLUÇÃO CEB Nº 2, DE 19 de abril de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal.
·      BRZEZINSKI, Iria. Embates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Respeito à cidadania ou disputa pelo poder? Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Porto Alegre: dezembro/99

14ª semana 22/05/2018
- Estágio Supervisionado na formação de professores: diferentes concepções
·      PIMENTA. Selma Garrido. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2009 (1ª parte - cap. I: Estágio: diferentes concepções, p. 31 a 57)

- Reflexões sobre a profissão docente e o futuro da Educação
·      MEIRIEU, P. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006 (cap. 7: qualquer que seja nosso estatuto, quaisquer que sejam nossas disciplinas, somos todos “profs de Escola”, p. 67 a 82)


15ª semana 29/05/2018
-        Aplicação de avaliação NP2.

16ª semana 05/06/2018
-        Devolutiva da avaliação NP2.
-        Aplicação de avaliação Substitutiva.

17ª semana 19/06/2018
-        Aplicação de Exame.

18ª semana 26/06/2018
-        Revisão de notas e faltas.

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